Comunicado 02/2011

No dia de ontem ocorreu uma COC de GPP extraordinária, cuja pauta era a discussão acerca de uma suposta intervenção da Diretoria da EACH quanto ao atual funcionamento da COC, diante daquilo que entendem por ilegalidade.

Na prática, segundo informação verbal do nosso Coordenador, José Renato, a CG informou que a COC de GPP está na ilegalidade, uma vez que todos os outros nove cursos funcionam com  seis representantes docentes e apenas um representante discente.

A proposta do Coordenador é a de “cumprirmos as regras”, elegermos os docentes e o discente, a fim de estarmos legalizados, e que continuemos de forma oficiosa na “clandestinidade”. E mais, se não nos adequarmos às regras, a direção não participará do processo eleitoral da nova Coordenação do curso (que ocorrerá em março), bem como não reconhecerá mais o Coordenador de nosso Curso. Ainda segundo ele, se não nos adequarmos estaremos sujeitos a intervenção e o novo Coordenador eleito não será legitimado pela EACH.

Além dessa posição, existem professores que defendem a adequação às normas da Congregação e outros que defendem o cumprimento da Constituição e das diretrizes educacionais, reconhecendo a composição de nossa COC como legal, posição da qual o CA compartilha.

Após ler a nova resolução que estabelece o novo Regimento da EACH, o Regimento vigente da CG, além de consultar o Professor Nerling  quanto a suposta ilegalidade, não encontramos nada que nos proiba de continuarmos de forma plural com a atual composição que é: participação e direito a voto de todos os docentes e 30% de representação discente (do total do número de docentes).

O comunicado anexo do CAHS, foi lido no dia de ontem para todos professores (entregue cópia para o Coordenador) e alunos presentes quanto ao posicionamento acerca deste tema.

Após várias argumentações dos presentes, ficou deliberado por vontade da maioria dos professores e apoio dos representantes discentes que:

  • O edital para inscrição dos professores candidatos continua valendo. Eles tem até o dia 21 de fevereiro para fazê-lo, independente da participação da direção. A comissão eleitoral é composta pelos professores Vivian, Crozatti e a aluna Ana Caroline.
  • O coordenador irá convidar a Professor Mônica Yassuda, atual Presidente da CG para comparecer em uma nova COC extraordinária, em dia a ser agendado, para que faça exposição de forma oficial quanto às razões que levam a diretoria de exigir esta mudança.

Estamos participando tal quadro tendo em vista a gravidade deste problema que envolve todos nós alunos de GPP. Quando formos comunicados da data definida desta COC iremos comunicá-los.

O CA também recomenda que os representantes discentes consultem suas turmas quanto à posição acerca do tema.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário